ONE DIRECTION - THE STORY

Fonte: Wikipédia
One Direction, ocasionalmente abreviado para 1D, é uma boyband pop formada na cidade de Londres, Reino Unido, em 2010. É composta pelos britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson e Zayn Malik, e pelo irlandês Niall Horan. O quinteto foi formado após seus membros participarem do programa de televisão X-Factor, um reality show musical, como competidores solo e depois se unirem para concorrer como grupo; eles acabaram na terceira colocação entre os finalistas.

O single de estreia, What Makes You Beautiful, foi lançado no dia 11 de setembro de 2011 e alcançou a primeira posição no UK Singles Chart. Seu single seguinte, Gotta Be You, foi liberado em 13 de novembro do mesmo, seguido por seu primeiro álbum, Up All Night, em 21 de novembro de 2011. O álbum foi o décimo sexto mais vendido de 2011 no Reino Unido, com 468 mil cópias. A banda assinou contrato com a Columbia Records para lançar Up All Night em 13 de março de 2012 na América do Norte.

Em menos de um ano de carreira a banda é vencedora de dois Kids' Choice Awards e Bizarre Awards, um NME Awards, três 4Music Awards e um BRIT Awards por melhor single de 2011. A banda é inspirada por cantores e bandas de música pop e Rock britânicos e americanos como Snow Patrol, Coldplay, Robbie Williams, Elvis Presley, Lady Gaga e Beatles, mas segundo o vocalista Payne a principal influência da banda é o grupo Backstreet Boys, tanto para carreira musical quanto a vida pessoal.

CARREIRA
2010: O X-FACTOR
Em 2010, Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson, todos candidatos solo do X-Factor, não se classificaram na categoria de “garotos”. Após sugestão do jurados Simon Cowell e Nicole Scherzinger, os cinco foram colocados em um grupo, portanto, foram classificados nessa categoria.

One Direction terminou em terceiro lugar, atrás da vice-campeã Rebecca Ferguson e do vencedor Matt Cardle. A boyband recém-formada tinha cinco semanas, para dá inicio as apresentações como um grupo, antes da fase seguinte da competição. O grupo se reuniu para as sessões de uma semana em Manchester, em um bangalô na parte inferior do jardim para se conhecerem e aprimorarem os vocais em conjunto. Malik disse: “Nós não sabíamos o que era uma harmonia. Nós todos apenas cantamos em conjunto por duas semanas.” Payne concordou: “Nós só nos baseamos em torno de idéias. Os primeiros dias foram muito difíceis. Nós todos tínhamos idéias diferentes, mas nós realmente não sabíamos o que um grupo estava.”

O nome One Direction foi uma sugestão de Harry Styles (inicialmente 1 Direction), e modificado por Simon Cowell. Cowell disse que seria interessante, quando o anunciador do The X Factor, Peter Dickson, desse chamada a banda. Tomlinson acrescentou: “Harry mandou uma mensagem nos perguntando o que pensávamos, e foi um momento em que estávamos todos juntos e nós dissemos: ‘Sim’ imediatamente. Todos nós entramos na competição com uma coisa em mente e que era para ir para o topo, então, funcionou. E isso pode ser abreviado para 1D!”

Nas apresentações, a banda apresentava músicas de diversos artistas, como: Pink, Coldplay, The Beatles, Elton John, Kelly Clarkson, Snow Patrol e Rihanna. Após a eliminação de FYD, Febre Diva e Amie Belle, dentro de quatro semanas, eles foram o último participantes escolhidos por Simon Cowell que continuaram na competição. O grupo rapidamente ganhou popularidade no Reino Unido. Cowell comentou: “Uma vez que eles estavam no show, era incomum, porque em um instante, tínhamos centenas de fãs fora do estúdio. Isso não acontece muito frequentemente. Quanto mais eu tenho que conhecê-los, mais eu gostava deles e eu confiava neles. Eles tinham seus próprios pontos de vista e todos eles trouxe algo especial para a mesa.”

A banda ficou na terceira colocação do programa, atrás da vice-campeã Rebecca Ferguson e do campeão Matt Cardle. Pouco depois da final, sua canção Forever Young, que teria sido liberada se tivessem vencido, vazou na internet. O grupo disse que a experiência foi a curva de aprendizado, Payne disse: “Normalmente, quando você monta uma banda e eles têm algum tempo para ir embora e fazer o desenvolvimento é legal, mas tivemos que fazer isso em uma competição ao vivo, na frente de 20 milhões de pessoas. Se você cometer um erro diante de uma platéia como essa, você é votado fora. Não tínhamos espaço para qualquer erro. Tivemos de crescer muito, muito rápido.” Tomlinson acrescentou: “Nós fomos destruídos quando não vencemos. Mas então nós começamos a refletir sobre isso e nós pensamos, nós éramos o último grupo lá, os mais jovens na competição, e nós nem sequer imaginávamos que estaríamos aqui há alguns meses. E quando olhamos para o passado; pensamos, fizemos muito bem. Algumas pessoas dizem The X Factor é uma jornada fácil e um salto para a fila da fama. Mas nós viemos do nada, e não tinha nenhuma experiência como um grupo. E para mim, no momento em que chegou ao final do show, nós fomos completamente diferentes para o grupo. Nós trabalhamos muito, e conseguimos tanto.”

2011 - PRESENTE: UP ALL NIGHT
Após o X-Factor, o grupo assinou um contrato de gravação de dois milhões com a Syco Music. One Direction fez uma aparição no The Alan Carr Show em 4 de abril de 2011 e Malik confirmou que o single de estreia do grupo, What Makes You Beautiful, seria lançado em junho, porém, foi mais tarde adiado para agosto, com o objetivo de coincidir com a estreia da oitava temporada do X-Factor e depois adiado novamente para 11 de setembro de 2011.

A canção havia sido tocada na BBC Radio 1 algum tempo antes e quebrou o recorde de pré-vendas da Sony Music no país. Ele entrou no UK Singles Chart em primeiro lugar, por ter vendido 153.965 cópias em sua primeira semana. Em dezembro de 2011, o single tinha vendido 540 mil cópias no Reino Unido. Em 1 de janeiro de 2012, foi revelado que What Makes You Beatiful foi o 20º single mais vendido de 2011 no UK Singles Chart.

O grupo lançou seu segundo single Gotta Be You em 11 de novembro de 2011. O single foi seguido pelo seu álbum de estréia, Up All Night, em 21 de novembro. O álbum contém canções escritas por Kelly Clarkson, Tom Fletcher e Ed Sheeran, entre outros, e tornou-se o álbum de estreia mais rapidamente vendido na parada de álbuns britânica em 2011, com 138.631 cópias em sua primeira semana, e o terceiro álbum de estreia mais vendido no UK Albums Chart de 2011. Também foi o 16º álbum mais vendido, dentro de cinco semanas de lançamento de 2011 no Reino Unido, com 468 mil cópias.

Em 6 de janeiro de 2012, One Direction lançou seu terceiro single, One Thing, em 13 de fevereiro de 2012. Na semana de lançamento, One Thing tornou-se a canção que mais subiu de posição, de #26 para nove, com 31.602 cópias vendidas, e o terceiro single top 10 consecutivo da banda.

One Direction assinou um contrato com a gravadora Columbia Records nos Estados Unidos. O álbum estava originalmente programado para lançamento na América do Norte em 23 de março de 2012, mas foi adiantado em uma semana, 13 de março de 2012, com a gravadora liberando um declaração na qual dizia que “devido à demanda esmagadora de fãs, seu álbum de estréia será lançado uma semana mais cedo”. What Makes You Beautiful se tornou a maior estreia na Billboard Hot 100 para um cantor ou banda do Reino Unido desde 1998.

O single estreou na Billboard Hot 100, no número 28, enquanto estreando no número 12 no Hot Digital Songs Chart vendendo 132.000 downloads em sua primeira semana.

Em 9 de novembro de 2011, One Direction revelou que realizaria uma turnê nos Estados Unidos com o Big Time Rush entre fevereiro e março de 2012. O grupo apareceu no canal americano Nickelodeon no programa de TV iCarly em 2012. Eles apresentaram a canção What Makes You Beautiful no episódio. O episódio foi nomeado de iGo One Direction e estreou no dia 7 de abril de 2012.

Após o lançamento na América Latina o disco conseguiu dois feitos históricos, o primeiro na parada dos Estados Unidos na Billboard 200 após estrear na primeira posição com vendas superiores a 176 mil cópias, que de acordo com a Nielsen SoundScan fez uma marca na história da música britânica tendo a maior estréia para um primeiro trabalho de uma banda do país, anteriormente o recorde pertencia a girl band Spice Girls com o álbum Spice Girls em 22 de fevereiro de 1997 estreando na sexta posição. O segundo foi no chart canadense Canadian Albums Chart o álbum estreou na primeira posição com vendas de 35 mil cópias, sendo a maior estreia de todos os tempos para um álbum de estreia para um artista ou banda britânica.

Em 13 de abril de 2012, a banda One Direction foi vítima de um início de processo, acusados de violar direitos autorais. Uma banda californiana diz usar este nome desde 2012. O grupo afirma que tem direito a 30% dos lucros da banda britânica. O processo ainda alega que a Syco Music e a Sony Music já sabiam que os dois grupos partilhavam o mesmo nome desde 2011. Um porta-voz da banda afirmou que os dois grupos tentaram entrar em acordo antes de levar o caso ao tribunal, mas não conseguiram.

2012 - ATUALMENTE E SEGUNDO ÁLBUM
Em maio de 2012, One Direction começou a gravar seu segundo álbum de estúdio na Suécia. Em abril de 2012, o grupo divulgou que eles queriam contribuir mais para a composição de seu segundo álbum. Dizendo: “Estamos sempre a escrever na estrada, nos hotéis e aeroportos. Não queremos nunca mais a nossa música a soar como um homem de 40 anos em um escritório e depois dar-nos para cantarmos.” O grupo também afirmou que ter colaborado com Ed Sheeran na composição da faixa Moments foi essencial para esta decisão. Sheeran também discutiu uma colaboração em uma entrevista, ele declarou: “Eu gostaria de ir embora e realmente escrever alguns temas maus com eles, eu tenho duas músicas que o seu gerente e-mail não quis – canções antigas que foram feitas para meu ultimo álbum – grandes hinos de estádio. Então vou colocá-las para eles ouvir e ver se eles gostam.” Falando sobre como querem seu material novo para tocar, Tomlinson acrescentou: “Queremos levar o próximo álbum em uma zona diferente – mais guitarras. Nós gostamos do som de uma guitarra de verdade na turnê, que reforçavam os shows ao vivo, mas agora queremos levá-la para nosso álbum.”

Uma turnê mundial está marcada para o incio de fevereiro de 2013. Até o momento, estão marcados 101 shows na Europa, América do Norte e Ásia. No Reino Unido e Irlanda foram vendidos mais de 300 mil ingressos, incluindo para as seis apresentações em Londres na Arena O2.

Na América do Norte, o grupo adicionou shows adicionais, devido à “enorme procura por ingressos”. Nos mercados da Nova Zelândia e Austrália foram vendidos 190 mil ingressos para oito shows que combinados arrecadaram 15,7 milhões de dólares.

IMAGEM
Neil McCormick, do jornal britânico The Daily Telegraph, publicou um artigo sobre a natureza do sucesso da banda One Direction na América do Norte, no qual notava que que a geração nova de “wannabes britânicos podem realmente cantar, para começar. As boybands britânicas do passado sempre tiveram pontos fracos para os norte-americanos, a bela madeira morta que fazia muitos giros de cabeça e piruetas para encobrir a sua incapacidade de fazer mais do que grasnar uma aproximação da nota correta”. Ele também afirmou que os americanos tinham deixado uma lacuna no mercado fonográfico, e foi preciso que Justin Bieber se destacasse para demonstrar que ainda havia espaço para “meninos bem vestidos e saudáveis que defendem o amor juvenil”. E terminou o artigo deixando a pergunta: O que poderia ser melhor do que um menino bonito, se não cinco?”

O Yahoo News publicou um artigo que informava que, de acordo com a ferramenta do Google de palavras-chave, 3,35 milhões de pessoas procuram por One Direction e relacionados a cada mês. A conta da banda no Twitter tinha acumulado dois milhões de seguidores em fevereiro de 2012; desde então, a conta ganha uma média de vinte mil por dia. O grupo é freqüentemente rotulado como a nova invasão britânica nos Estados Unidos.

Niall Horan, membro da banda, comentou sobre ver One Direction como uma boyband: “As pessoas pensam que uma boyband é feita de movimento no ar e todos estarem vestidos de uma cor só. Nós somos garotos em uma banda. Estamos tentando fazer algo diferente daquilo que as pessoas pensariam que é uma boyband típica. Estamos tentando fazer diferentes tipos de música e apenas ser nós mesmos.”

OUTROS PROJETOS
O primeiro livro relacionado com a banda, One Direction: Forever Young (Our Official X Factor Story), foi lançado em 17 de fevereiro de 2011. Publicado pela HarperCollins, o livro contém fotografias pessoais da banda, inéditas, e bastidores do X Factor e da turnê X Factor Live, bem como relatos escritos por todos os membros. O livro alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do Sunday Times.

One Direction: The Official Annual 2012 foi publicado em 1 de setembro de 2011. O livro possui entrevistas exclusivas, notícias e informações, além de fotos jamais vistas.

Em 15 de setembro de 2011, lançaram Dare to Dream: Life as One Direction. Tal como os outros livros, contém fotos inéditas da banda em palco e fora dele, com privados momentos capturados. Dare to Dream também alcançou o primeiro lugar na lista do Sunday Times de livros de não-ficção mais vendidos no Reino Unido.

A banda lançou seu primeiro calendário intitulado One Direction 2012 Calendar em 15 de dezembro de 2011. A Amazon.com revelou que a banda teria alcançado o calendário mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, superando Cheryl Cole, com o Official Cheryl Cole 2011 Calendar, e o da banda JLS, Official JLS 2011 Calendar.

One Direction tornou-se embaixadora da marca para Pokémon Black and White em abril de 2011. Eles estrelaram uma série de anúncios de televisão, bem como eventos especiais do espetáculo para encontros de fãs. Eles também lançaram uma edição limitada para celulares da marca Nokia dos modelos Nokia C2-02 e Nokia C3-00. Estes celulares contêm conteúdos exclusivos como papéis de parede, toques e bastidores de vídeos do grupo.

Em abril de 2012, a Hasbro anunciou que em breve será lançado brinquedos, jogos e produtos de entretenimento, incluindo bonecas e mini-figuras dos membros.

LIVROS
FOREVER YOUNG

DARE TO DREAM


DVD
Up All Night: The Live Tour é o primeiro lançamento em formato de DVD da banda, o lançamento aconteceu em 28 de maio de 2012, em dois formatos DVD e download digital. A obra foi gravada durante a turnê Up All Night Tour no Bournemouth International Centre, em Bournemouth, com as músicas do álbum multi-platina Up All Night e cinco covers. Os cinco covers são “I Gotta Feeling”, “Stereo Hearts”, “Use Somebody”, “Valerie” e “Torn”, entre o repertório está incluído documentários sobre a vida deles e os videoclipes das músicas “What Makes You Beautiful”, “Gotta Be You” e “One Thing”.

UP ALL NIGHT: THE LIVE TOUR

TV
Depois de especulações e rumores de que a banda One Direction poderia estrelar um programa de TV nos Estados Unidos no canal Nickelodeon, a própria emissora confirmou a informação no Twitter: “Os rumores são verdadeiros, nossas novidades incluem um projeto em desenvolvimento para a One Direction.” O tweet logo provocou consternação nos fãs, que colocaram “#1DPleaseDontGoToNick” entre os assuntos mais comentados na rede social.

O Seriado Glee apresentou um dos seus singles What Makes You Beautiful no episodio 19 da terceira temporada Prom-asaurus cantando por Joe (Samuel Larsen), Sam (Chord Overstreet), Artie (Kevin McHale), Rory (Damian McGinty Jr.) e Mike (Harry Shum Jr.).

FILANTROPIA
Em 2010, quando o grupo eram participantes do The X Factor, eles e seus concorrentes companheiros da sétima temporada lançaram um cover de David Bowie para Heroes em ajuda a instituição Help for Heroes. A canção, que foi gravada na semana que começava a 18 de outubro de 2010, foi lançada como um single de caridade em prol da ajuda para a instituição Help for Heroes, uma instituição de caridade que apóia militares feridos e mulheres. O vídeo para música foi lançado a 2 de novembro e foi filmado nos estúdios Three Mills. A música foi interpretadas pelos dezesseis finalistas no mesmo mês. A 25 de novembro de 2010 Heroes estreou na primeira posição no Irish Singles Chart e a 28 no UK Singles Chart.

Em março de 2012, One Direction participou do Sport Relief’s Twitrelief, que apresenta celebridades “que se vendem on-line.” Com intuito de seus seguidores nas redes sociais doarem alimentos, e teriam a possibilidade de almoçarem com seu integrante favorito além de ser seguido ele no twitter. Os alimentos arrecadados foram doados a pessoas pobres, tanto ao Reino Unido e em países mais pobres do mundo.

Em 2012, One Direction escreveu o livro de receitas Dish for a Wish com Gwyneth Paltrow, Myleene Klass, Gordon Ramsay e diversos outros artistas. O dinheiro arrecadado com as vendas dos livros, foram doados para instituição Rays of Sunshine Children’s Charity, uma organização que concede os desejos de crianças doentes no Reino Unido.

Em 9 de Maio de 2012, One Direction visitou as crianças doentes da caridade. Após a visita, o representante da instituição de caridade tweetou: “Graças a fantástica visita do One Direction a Rays of Sunshine na manhã de hoje, Muitos desejos foram concedidos!”

Em abril de 2012, a banda em parceria com Charitybuzz firmaram um contrato em levantar dinheiro para o hospital Great Ormond Street Hospital Children. A venda dos ingressos vips da turnê Up All Night Tour, na América do Norte serão doados a instituição.

Em abril de 2012, a California Earthquake Authority (CEA) e da Cruz Vermelha Americana uniram forças para ajudar mais pessoas a preparar-se para sobreviver e recuperar-se o próximo terremoto na Califórnia. A banda participou do leilão que tinha itens para conhecer a banda. De 4 de abril 1 27 de abril de 2012 os californianos tiveram a chance de comprar os itens do leilão. Todo dinheiro arrecadado foi doados a Cruz Vermelha Americana.

DISCOGRAFIA

Álbum: Up All Night
Lançamento: 21 de novembro de 2011
Gravadora: Island Records
Formatos: CD, download digital


Álbum: Take Me Home
Lançamento: 9 de novembro de 2012
Gravadora: Syco Music, Sony Music
Formatos: CD, download digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...