segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os novos Menudos ?

No mês passado, a banda britânica One Direction alcançou um feito histórico: foi a primeira vez que um grupo ou artista do Reino Unido emplacou seu álbum de estreia, no caso o dançante Up All Night, na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos, feita pela revista Billboard. Nem mesmo os Beatles fizeram isso. 
Apesar de terem conquistado a América, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr tiveram de galgar espaço aos poucos. O sucesso da One Direction pode ser explicado pela internet, mídia que não existia no tempo do quarteto de Liverpool: hoje, um grupo consegue construir uma base de fãs antes de lançar um disco. Mas também pela febre que a banda capitaneia: os britânicos da One Direction são expoentes de uma nova onda de boy bands, capaz de um frenesi como não se via desde os anos 1990, a década de grupos como Backstreet Boys e N’Sync.

Quinta posição na Billboard 200, lista que elenca os álbuns mais vendidos nos EUA, na última semana a banda One Direction também atingiu o quarto lugar no Hot 100 da Billboard, o ranking das músicas mais tocadas no país, com a faixa What Makes You Beautiful. Isso significa estar à frente de artistas como Adele, Katy Perry e Rihanna. 

Na Grã-Bretanha, o disco do grupo foi lançado em novembro e, em apenas dois meses, vendeu mais de meio milhão de cópias. No mercado americano, onde saiu em março, teve 176.000 cópias comercializadas só na primeira semana. O grupo também tem lotado shows. Os ingressos para a apresentação que o 1D – como os fãs da banda gostam de chamá-lo – faz em dezembro no Madison Square Garden, em Nova York, se esgotaram em tempo recorde: um minuto após a abertura das vendas. O sucesso do grupo é tamanho que uma banda americana, também chamada One Direction, abriu processo contra os ingleses porque, após o sucesso do 1D nos EUA, os americanos teriam sofrido “perdas irreparáveis”. Eles pedem 1 milhão de dólares.

A fórmula de sucesso da One Direction é a mesma que projetou grupos vocais de meninos nos 90: rostos bonitos e música pop não exatamente de qualidade. A banda foi formada na sétima temporada de The X Factor, reality show britânico de revelação de talentos, em 2010. Os garotos não conseguiram se classificar como cantores-solo, durante os testes para o programa, e foram aconselhados pelos jurados a formar um grupo para unir forças – e talentos ralos.

 A banda terminou em terceiro lugar no programa, mas o produtor musical linha-dura Simon Cowell, um dos jurados do reality, sabia que os garotos poderiam fazer um estrago. Cowell já tinha visto isso acontecer com o Westlife, grupo que contratou no fim dos anos 90, e decidiu investir no One Direction. Menos de um ano depois, a fórmula provou que ainda não havia se desgastado.

A fórmula de sucesso da One Direction – e dos anos 90 – é também seguida pelo grupo The Wanted, outra boy band britânica que já faz sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil, onde se apresentou no Z Festival em outubro passado. O festival, realizado no Estádio do Morumbi, teve shows do grupo Cobra Starship e do cantor Justin Bieber. Na terceira posição da Billboard Hot 100, The Wanted soma mais de 300.000 cópias vendidas de seu último disco, Battleground, lançado em novembro na Grã-Bretanha. Na internet, o sucesso é maior ainda: o vídeo do hitGlad You Came já tem mais de 35 milhões de visualizações no YouTube.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...