sexta-feira, 1 de junho de 2012

One Direction dá um passo para a longevidade em sua primeira turnê própria americana


A boy band do UK conta com um grande talento vocal e carisma para manter a base de fãs leal.

A chegada da One Direction nos Estados Unidos está sendo um indisputável sucesso: sua aparição no The Today Show em Março alcançou números recordes, sua primeira turnê própria foi esgotada ao ponto de precisarem adicionar performances à tarde, e o grupo já está gravando um segundo álbum enquanto as vendas para sua turnê no verão de 2013 estão fortes. Mas o quinteto, criado no programa X Factor do Reino Unido, vem aproveitando esse status no exterior desde sua estreia em 2010. Então enquanto os americanos estão ansiosamente devorando o jeito de garotos estudantes pela primeira vez, Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson estão trabalhando com material reciclado – e isso apareceu as vezes no show esgotado de sábado na cidade de Nova York.

A ideia geral da produção da turnê atual da One Direction é “vida com a One Direction”, também o foco de seu DVD ao vivo, que lançou na terça-feira, e isso dividiu o show em três mini partes em que cada uma vem com uma troca de roupas e um vídeo acompanhando. O show iniciou na praia no verão, imediatamente começando com a animada “Na Na Na” e terminando com um medley acústico do Top 40 (“I Gotta Feeling” do Black Eyed Peas, “Stereo Heart” de Gym Class Heroes e Adam Levine, cover de “Valerie” de Amy Winehouse e “Torn” de Natalie Imbruglia – a última que surgiu quando a maioria da platéia estava como se estivessem nas fraldas). A parte despojada do show mostrou a habilidade de Horan para tocar violão, assim como os admiráveis vocais ao vivo da One Direction. Não havia necessidade de se preocupar com uma música de fundo ou uma nota que não se encaixa na música, uma agradável realização em um show pop.

O incidente também iluminou uma pergunta nessa era do retorno da boy band: O que você faz se é uma boy band, mas nenhum de vocês sabe dançar e a maioria de vocês não toca instrumentos? A única opção é contar com os seus vocais – e sua boa aparência e carisma, claro. Não teve espetáculo para oferecer distração – apenas dois que se levantaram (um para a bateria, um para o teclado) com um guitarrista e um baixista em seus pés e um vídeo na tela colocado entre os dois. A maioria dos movimentos da One Direction envolveram andar da Ponta A para a Ponta B, as vezes juntos e as vezes separadamente – e as vezes até mesmo com ritmos diferentes. Alguns momentos isso fez com que músicas rápidas parecessem não naturais, e demorou até a segunda parte do show para que suas personalidades individuais surgissem.

Verão se transformou em Outono com o que poderia facilmente se passar por um comercial para a Polo Ralph Lauren gravado em uma casa de campo com brincadeiras rolando na tela, e Outono se transformou em Inverno com um vídeo de esportes de inverno e guerra de bola de neve. Esses clipes inicialmente mostraram mais a personalidade de cada One Directioner do que os próprios meninos mostraram no palco, tirando demonstrações no Twitter e qualquer outra situação em que entreteram o público. Payne e Horan foram facilmente os mais carismáticos do grupo, com o primeiro indo para as pontas do palco e sendo o que mais falava pra prender a atenção da platéia, enquanto o segundo deixou mais interessante a coreografia de ande-e-atinja-sua-marca com seus próprios movimentos atrapalhados. Geralmente tratado especialmente como o galã, Styles abraçou esse status com olhares e gestos de flerte durante o show, enquanto Malik e Tomlinson pareceram ficar como plano de fundo com mais frequência. Uma sessão de perguntas e respostas pelo Twitter cheia de questões feitas na hora – incluindo os números das cadeiras! – permitiram maior charme, assim como os sotaques, movimentos de “dança” e piadas que foram colocados no show.

Se você era uma das muitas garotas pré-adolescentes ou adolescentes no lugar, você provavelmente já viu a lista de músicas e os vídeos inteiros na internet (como Payne comentou “Vocês nunca fazem sua lição de casa, mas estão sempre no Twitter”). Mas, mesmo assim, você teria gritado alto em qualquer momento que seu favorito fosse para a frente do palco para cantar seu solo, já que a maioria (se não todas) das músicas mostraram quase igual atenção para cada membro. “Moments”, escrita pelo cantor-compositor do Reino Unido Ed Sheeran (que o seu álbum de estreia chega na América em 12 de Junho), foi o momento mais doce da tarde, com letras que tipicamente valem a pena desmaiar (“Você sabe que eu serei a sua vida, sua voz, sua razão para ser/ meu amor, meu coração está respirando por esse momento no tempo”) enquanto o single que está chegando no EUA “One Thing”, a que está atualmente nos charts “What Makes You Beautiful” e a primeira música da One Direction “Everything About You” foram a trilha sonora irresistivelmente divertida e despreocupada para começar o verão. Um cover de “Use Somebody” do Kings Of Leon também foi encarado com entusiasmo, um testamento para o duradouro apelo dessa música.

Com as datas da turnê já extendidas para o próximo ano, a One Direction precisa manter esse fervor acontecendo pelo menos até lá. Cada um dos membros expressou gratidão à platéia em um discurso cuidadosamente escrito que não somente mencionou números (dois milhões de cópias de “What Makes You Beautiful” já vendidas, e 700.000 CDs “Up All Night”) e volume (“É por isso que amamos Nova York – vocês são barulhentos!”), mas reconheceram o poder de sua base de fãs. “Vocês tem sido absolutamente incríveis. Não apenas hoje, mas pelo último um ano e meio que a One Direction está junta,” Horan disse para a multidão. Mas foi a letra da música final da One Direction que fez o melhor trabalho quando eles terminaram com um simples pedido: “Eu quero ser amado por você.” O tempo vai dizer se o público continua respondendo a favor.

LISTA DE MÚSICAS
“Na Na Na”
“Stand Up”
“I Wish”
Medley: “I Gotta Feeling,” “Stereo Heart,” “Valerie” and “Torn”
“Moments”
“Gotta Be You”
“More Than This”
“Up All Night”
“Tell Me a Lie”
“Everything About You”
“Use Somebody” (Kings of Leon Cover)
“One Thing”
“Save You Tonight”
“What Makes You Beautiful”

Encore:
“I Want”

Fonte: Rolling Stone/ODBR
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...